quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Lá vem a noiva: Tradições e superstições

O ritual do casamento existe há séculos e difere muito com caracteristicas marcantes de acordo com a religião e a cultura de cada país. Mas uma coisa todas as cerimonias tem em comum: a afirmação do amor e as tradições e superstições.
Vamos falar um pouco das que mais conhecemos:

Nomes na barra do vestido da noiva: existe uma tradição que diz que ter o nome bordado na barra do vestido de noiva de uma amiga atrai casamento. Essa é para desencalhar!







Alguma coisa nova, alguma coisa velha, alguma coisa azul e alguma coisa emprestada: com origem nos Estados Unidos, essa tradição diz que a noiva tem que usar todos esses itens no grande dia.

A peça nova se refere ao futuro da noiva a partir desse grande momento.


O item velho simboliza a transição da vida da noiva de solteira para casada e remete à família. Geralmente se usar uma jóia de família ou o próprio vestido que pode ser da mãe ou da avó.
A coisa emprestada deve ser de uma amiga ou parente que tenha um casamento feliz e duradouro. A tradição garante que essa alegria será compartilhada também pelo novo casal.

A cor azul é sinonimo de fidelidade e pureza no amor


Moeda no sapato da noiva: é um costume muito antigo, onde a moeda simboliza a prosperidade, riqueza e homenageia a deusa da castidade, Diana.


Flor na lapela do noivo, do pai e dos padrinhos: geralmente é um cravo branco para o noivo e o pai e em tons avermelhados para os padrinhos. Simboliza o carinho e afeição da noiva. Atualmente, vemos os mais diferentes tipos de flores na lapela, até mini buquês!

Chuva de arroz: Essa é uma das mais antigas tradições de casamento. Jogar arroz originou-se com os antigos hindus e chineses como símbolo de frutificação e prosperidade. Hoje, já vemos arroz colorido, em forma de coração e nas mais diversas embalagens.







Superstições a parte, o mais importante nesse dia é você estar calma e serena para aproveitar esse dia sem stress. E não esqueça: a cerimonia e a festa são somente um ritual para marcar a passagem para uma nova vida. O mais importante é o sentimento, o amor e o respeito que devem ser a base da convivência harmoniosa!

Fotos: reprodução

3 comentários:

  1. Perfeito!!! Amei o post da noiva!,,,

    ResponderExcluir
  2. Só não gostei da diagramação, ficou feia.
    Isabel França

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Achei super criativo. Gosto muito dessas superstições, adoro pesquisar sobre isso.
    Ao contrário da leitora acima, achei a diagramação bem legal e moderna, parecendo de uma revista!
    Beijos e Parabéns!
    Sueli Nascimento

    ResponderExcluir