terça-feira, 31 de maio de 2011

Planejamento de compras VL!

Há muito tempo que esse post está aqui na caixinha de idéias e hoje vou concretizar! Aproveitando que estou partindo para as compras de São João, vou compartilhar com vocês como preparamos o planejamento de compras de cada coleção do showroom.



Esse trabalho consiste em planejar todas as compras e escolher as peças que irão rechear as araras e prateleiras da loja. Embora possa parecer puro glamour, essa tarefa é bastante trabalhosa e  requer bastante estudo e pesquisa. Traçar o perfil da cliente, analisar as vendas anteriores, definir em quais tendências investir pra só então ir as compras!

Todo esse processo demora mais do que parece e exige muita responsabilidade. Afinal, imagina se você gasta o dinheiro de maneira errada? Aí, o resultado será um monte de peças encalhadas no final da temporada. Sem chance, né? 


Mas, se engana quem pensa que dou conta de tudo isso sozinha! Quem me ajuda nessa tarefa super importante é a Isabella Brito, minha amiga do Blog Moda e Cia, que inclusive me acompanha no trabalho de buyer. Bella tem olho clínico, sensibilidade, cautela e muita informação do mercado, do que está realmente acontecendo no momento, então, juntas, vamos elaborando o plano, trocando idéias e no final sempre dá certo. 

Apesar de amarmos moda, nós não nos deixamos levar pela emoção, racionalidade na hora da compra é muito importante, viu gente? Tem peça que tá lá, trend, linda, maravilhosa, com um preço bacana, mas na hora temos que avaliar.  Nosso público é composto por meninas que vão dos 15 a mais de 60 anos, temos que fazer um mix que tenha o perfil dessas clientes.

Isso não quer dizer que ficamos amarradas ao planejamento, nada impede de encontrarmos uma peça fantástica que não tínhamos pensado e trazer. O plano de compras serve para direcionar, além do mais, quem tem como base um bom planejamento consegue impor respeito e melhorar o diálogo e a capacidade de defender seu ponto de vista frente aos fornecedores, que vamos combinar nem sempre são fáceis...



Nós nos tornamos boas compradoras, vivendo o dia a dia da loja, das clientes e do estoque. Agora, se você se interessa pelo trabalho e deseja seguir a carreira de buyer (comprador) deve se especializar, existem bons cursos no mercado. No mais é seguir essas dicas, estudar, pesquisar e manter o olhar sensível.

Embora dependa de vendas, Moda é arte pura.

Um beijo grande e nos aguardem com a coleção do São João!

Um comentário: